sexta-feira, 26 de março de 2010

Entrou por um ouvido e saiu pelo outro...


Por que deste ditado popular? Bem... porque muitas vezes ouvimos e nem sempre escutamos...costumo dizer a quem está a conversar comigo, quando me sinto, meio a divagar, para confirmar que estou a escutar com ouvidos atentos.


Gramaticalmente também há uma diferença:


Ouvir: "Entender, perceber pelo sentido do ouvido, escutar o discurso, as razões, os conselhos, etc" (Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa)


Escutar, por sua vez, significa "... prestar atenção para ouvir; dar atenção a ; ouvir, sentir, perceber...tornar-se ou estar atento para ouvir; dar ouvidos a ; aplicar o ouvido com atenção para perceber ou ouvir..." (Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa e Novo Aurélio).


Percebe-se, então, que o ouvir é mais superficial do que o escutar. Para escutar, faz-se necessária a utilização de uma função específica, a saber, dar atenção. Requer, assim, ouvidos mais apurados, atentos ao que o outro fala... Escutar implica em ouvir, contudo a recíproca não é verdadeira. Quem escuta, ouve; mas quem ouve não necessariamente escuta.


Devo confessar que não ser "escutada" é das coisas que mais me enervam... deixa-me à flor da pele. Porque eu procuro escutar o outro e quando não estou nos meus dias de escutar, só de ouvir, acho que o outro merece ser avisado.


Hoje ia falar de amor... das várias formas de amar... mas a manhã se desenrolou de tal forma, mal "escutada" que decidi falar desse provérbio que ouvimos tantas vezes, mas se calhar não paramos para o escutar :o) O amor... fica para outro dia... Porque hoje não consigo escutá-lo, sendo assim, não consigo escrever sobre ele... E, por favor, nesse mundo, cheio de pressa, vamos tentar escutar o outro... Os que merecem... Porque muitas vezes realmente é melhor entrar por um ouvido e sair pelo outro...


1 comentário:

  1. "Percebe-se, então, que o ouvir é mais superficial do que o escutar."
    Linda colocação. Pego emprestada. Obrigada.
    Com amor....
    Síl

    ResponderEliminar